5 Tipos de clientes na advocacia

O cotidiano de um advogado é saber tratar os mais diversos tipos de clientes. É necessário saber fazer um bom atendimento é compreender as suas demandas. Afinal, lidar com a individualidade de cada cliente que passam pelo escritório é uma tarefa que exige muita atenção, paciência e atitude.

Entender e conhecer o cliente e saber em que perfil ele se enquadra é primordial para dispensar perfis indesejados. Para quem tem o objetivo de aumentar a captação e fidelização de clientes, uma simples desatenção na comunicação e na prestação do serviço podem fazer com que a clientela procure por outro profissional futuramente.

Descubra agora os 5 tipos de clientes mais comuns e aprenda a lidar da melhor forma possível com cada um deles!

 

  • O barateiro

Logo querem saber “Quanto custa?” ou se você consegue fazer por um preço mais em conta.

Não são influenciados e nem valorizam o conteúdo informativo que você produz.

Atender a esse tipo pode afastar os dos tipos 2 e 3. É uma questão de posicionamento e segmentação do seu negócio.

 

  • O sofisticado

Conhecem os detalhes e sabem o que querem comprar. Estudam os produtos e serviços que desejam. São decididos, mas valorizam muito se você der mais detalhes sobre o que pode oferecer.

Contrataram o advogado que se apresentam como investimento, não despesa.

 

  • Afluente

Descontos podem causar má impressão e prejudicar o fechamento.

Procuram diferenciais (ex.: sistema de honorários em pontos, convênio com estacionamento, atendimento na casa ou empresa do cliente, acesso fácil à informações sobre o caso etc.). Voltam a contratar outros serviços, se você oferecer.

 

  • O tira-dúvidas

Esse tipo de cliente é aquele que questiona cada palavra escrita no processo, o significado de cada termo e das fases processuais e, em muitos casos, extrapola o contato pessoal para fazer questionamentos também por telefone, em horários inoportunos.

  • O caloteiro

Infelizmente existem pessoas que agem de má-fé. São aquelas que, depois de usufruírem dos serviços advocatícios, fazem de tudo para não pagar os honorários devidos.

Como atrair o cliente certo?

A maioria dos advogados do Brasil atrai os clientes que são mais complicados e não dão tanto retorno financeiro. Reflita por um instante: quanto você cresceria se atraísse mais clientes dos tipos 2 e 3? O segredo é o posicionamento da marca e o como ela se comunica com o mercado. Note que os tipos 2 e 3 são altamente atraídos e valorizam muito a informação que você pública.

Por isso, gere conteúdo de valor e se posicione como o melhor profissional, que desta forma os melhores clientes vão chegar até você.

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