7 tendências jurídicas

É extremamente importante estar por dentro das tendências do mercado jurídico para ser mais assertivo com seus clientes. Mas você sabia que além disso, a prática também ajuda o profissional a se preparar para as exigências e mudanças de mercado? Por isso, selecionamos 7 tendências jurídicas para você se atualizar e saber como realizar um bom plano de marketing para o seu escritório!

Os avanços tecnológicos e as demandas do mercado têm acelerado as tendências jurídicas. Dentre elas, podemos destacar 6 tópicos que impactam diretamente o mundo do direito.

Cibersegurança e segurança de dados:

Com o crescimento dos crimes digitais, a internet está deixando de ser uma “terra sem lei”. Uma das tendências é que áreas como o Direito Digital estão crescendo, o que pode ser uma grande oportunidade para os advogados recém-formados.

Advocacia Remota:

A tecnologia tem contribuído para a criação de novas formas de prestação de serviços jurídicos, como a Advocacia Remota. Esse modelo de trabalho consiste na possibilidade de realizar todo o processo jurídico à distância, desde a consulta ao cliente até audiências e petições.

Além de tornar o serviço mais acessível a pessoas de diferentes locais, a advocacia remota também permite que os escritórios ampliem sua atuação, conquistando novos clientes e aumentando os rendimentos.

Crescimento da área de Compliance:

Com as frequentes denúncias de corrupção em diversas empresas, a área de Compliance ganhou destaque nos últimos anos. Essa tendência jurídica consiste na implementação de medidas preventivas e corretivas para garantir a conformidade de uma empresa com a legislação e ética em seu negócio.

Devido à sua crescente importância, muitos escritórios de advocacia vêm ampliando seus serviços nessa área, oferecendo consultoria e suporte em programas de Compliance para seus clientes.

Marketing de conteúdos jurídicos:

Ainda que o marketing jurídico seja regulamentado por regras específicas da OAB, é possível utilizar técnicas de Marketing de conteúdos jurídicos para tornar seu escritório mais conhecido e atrair novos clientes de forma legal e ética.

Essa tendência jurídica consiste na criação de conteúdos relevantes que eduquem o público sobre legislação e temas relacionados ao direito, de forma a criar uma imagem de autoridade e confiança no mercado.


Experiência do usuário (UX):

A Experiência do usuário (UX) é uma tendência que se aplica a diversos setores e também no mundo jurídico. A ideia é criar uma experiência positiva e diferenciada para o usuário em todas as interações com o escritório de advocacia, seja por meio do site, redes sociais, atendimento, dentre outros.

O objetivo é criar uma relação de confiança e fidelidade com o cliente, ampliando as chances de indicação e retorno de negócios.

 

Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial é uma tendência que está ganhando força no mundo do direito. Diversas tarefas realizadas por advogados podem ser automatizadas, liberando tempo para que os profissionais possam se concentrar em atividades mais estratégicas e que exijam a presença humana.

A IA também pode ser utilizada em análises de documentos para auxiliar na pesquisa de jurisprudência e na elaboração de petições judiciais, por exemplo. Além disso, a tecnologia pode ser utilizada na área de gestão de escritórios, melhorando a eficiência e organização dos processos internos.

 

Aplicativo Jurídico:

O app Andamentos concentra toda a sua jornada jurídica na palma da sua mão. As vantagens de usar esse app são muitas, sendo a principal delas, a melhoria da comunicação cliente e advogado.

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