Dia da Mulher Advogada

No dia 15 de dezembro é comemorado o Dia da Mulher Advogada, data que carrega muita representatividade. As mulheres já são maioria no Quadro da Advocacia na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e isso também é um reflexo de todas as conquistas ao longo de tantos anos. De acordo com levantamento da Ordem dos Advogados do Brasil, há mais de 669 mil mulheres em exercício no direito, ultrapassando a quantidade de homens, que é de 643 mil. Elas são a maioria, por exemplo, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.

 

História por trás dessa data:

Segundo historiadores, Joana D’Arc foi a primeira advogada no mundo e defendia suas causas com muito entusiasmo e compaixão, mesmo não sendo bem-vista por sua ousadia para a época.

No ano de 2016, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) instituiu o Dia da Mulher Advogada. A data se deu em homenagem a Myrthes Gomes de Campos, primeira mulher brasileira a obter o registro de advogada no país, em 1906. Myrthes, fez história em defender causas importantes como o voto feminino.

À época, a advocacia era encarada como um ofício destinado aos homens. Mulheres ainda eram limitadas aos afazeres domésticos e não tinham acesso a uma carreira profissional.

Mas isso não impediu Myrthes, nascida em Macaé (RJ) em 1875, de se dirigir à capital para cursar a Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro. Formou-se em 1898.

Outras mulheres já haviam se formado no curso de Direito, mas nenhuma chegou a exercer a profissão de advogada. Já Myrthes concentrou seus esforços nesse objetivo.

 

Pela primeira vez na história, elas são a maioria na advocacia brasileira

Em mais de 90 anos de história, a OAB sempre foi predominantemente composta por advogados homens. Em maio de 2021, o cenário mudou radicalmente: com uma diferença mínima de 188 cadastros, elas passaram à frente – e se mantêm nessa posição até hoje, com uma margem cada vez maior.

Mesmo sendo praticamente metade da porcentagem total de profissionais cadastrados, as mulheres ainda enfrentam desafios no exercício da advocacia. Não podemos negar que muitas conquistas foram alcançadas ao longo de todos os anos, desde Myrthes e de outras mulheres que fizeram história no Direito Brasileiro.

Entretanto, as profissionais ainda lutam para alcançar novas conquistas e aumentar ainda mais o seu espaço. O apoio à igualdade deve ser estendido e relembrado não somente no Dia da Mulher Advogada, como também em outras esferas econômicas e sociais.

Gostou do nosso conteúdo? Queremos te convidar para conhecer no nosso app. O aplicativo Andamentos pode resolver 100% dos seus problemas de comunicação com o seu cliente. Ele tem atualização automática dos andamentos processuais, envia mensagens individuais ou em massa para os clientes, interação com os seus clientes, design exclusivo do seu escritório e um ótimo custo-benefício, teste por 7 dias grátis agora mesmo!

.

.

Leia também: Dia da Justiça – 8 de dezembro

Compartilhe este post: