Livros Que Todos Advogado Deve Ler

No dia 07 de janeiro, foi o dia do leitor, e sabemos que a literatura é uma fonte rica de conhecimento para as mais diversas profissões, inclusive, para a advocacia.

Ao longo da vida acadêmica e profissional, você já deve ter recebido várias indicações de livros que todo advogado deve ler.
Hoje as nossas indicações não são exatamente sobre livros de Direito. Mas sim sugestões de leitura com temas relacionados à área e que todo advogado que goste de um bom livro, leia em seu momento de lazer.

1 – O Sol é Para Todos

Esse livro é uma emblemática obra sobre racismo e injustiça, que conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos da década de 30 – e que enfrenta diversas represálias da comunidade racista.

A narrativa se dá a partir do ponto de vista de Scout, uma criança — a filha do advogado.

2 – Crime e Castigo

Publicado em 1866, o livro vai focar na culpa de um jovem que não consegue seguir em frente depois de cometer um crime. Ele também convive com o medo da punição à qual poderá ser submetido, se descoberto.

Apesar de ter sido escrita há décadas e em outro continente, a obra é uma maneira de compreender o caráter humano nos dias de hoje. Mesmo não sendo considerado um livro jurídico, o personagem que mata uma mulher é um jovem estudante de direito.

Um rapaz prepotente, que acredita que pode decidir quem deve ou não morrer e que os crimes podem acontecer se forem para o bem de todos. O romance é instigante e nos faz refletir sobre os limites entre o que é certo e o que é errado — dilema comum na vida de quem faz o curso de Direito.

A obra mais conhecida do russo Fiódor Dostoiévski. Publicado em 1886, até os dias atuais segue sendo muito vendido, lido e discutido.

3 – A Firma

Mitch McDeere é um jovem advogado que acabou de sair de Harvard e ingressou em um escritório de advocacia de prestígio. Pouco tempo depois, dois sócios da firma morrem, e o FBI procura o protagonista.

Essa obra de John Grisham é mais um dos livros que todo estudante de Direito deve ler. Mas é tão envolvente que vale a pedida para tomar gosto pela leitura.

Para muitos, este livro retrata com fidelidade a pressão e a rotina corrida dos grandes escritórios de advocacia americanos, o que o torna um dos melhores livros de direito.

4 – Memórias do Cárcere

“Memórias do Cárcere” é um livro de memórias de Graciliano Ramos, um dos mais importantes escritores brasileiros. O escritor foi preso em 1936 por conta de seu envolvimento político com a chamada Intentona Comunista, de 1935.

Nunca houve uma acusação formal, e Graciliano foi preso sem provas, sem processo e sem sentença, passando em seguida por presídios em Maceió, no Recife e no Rio de Janeiro, até ser solto em janeiro de 1937 devido à pressão da elite literária brasileira.

Este livro vai se mostrar um ótimo exercício para você se questionar como alguém sem uma sentença definida ou acusação formal, pode passar por três presídios (Rio de Janeiro, Maceió e Recife) durante dois anos.

Entre as curiosidades sobre a obra, ela foi escrita dez anos após o ocorrido, foi lançada postumamente e não tem o capítulo final.

5 – Acima de Qualquer Suspeita

“Acima de Qualquer Suspeita” é um thriller policial de Scott Turow que conta a investigação do estupro e do assassinato de uma advogada.

Neste livro, o tribunal é o palco principal. O investigador da promotoria não era só amigo da vítima como também tivera um caso com ela. Ele precisa lidar com o caso e, ao mesmo, tempo apagar todo o histórico de qualquer relação que tenha tido com ela. Mesmo assim, acaba sendo um dos acusados pela morte e precisa provar sua inocência.

 

Gostou do nosso conteúdo? Queremos te convidar para conhecer no nosso app. A Andamentos fará um app com design exclusivo para o seu escritório, com um ótimo custo-benefício. Teste por 7 dias grátis agora mesmo!

.

.

Leia também: Tendências da advocacia em 2023

Compartilhe este post: