Como está o meu processo, Doutor(a)?

Todo advogado se depara com aquele cliente que todo santo dia fica ligando de forma insistente e faz as clássicas perguntas:

• Como está o meu processo?

• Teve algum andamento?

• Tem novidades?

• Quanto tempo demora?

Primeiro, se o seu cliente faz isso, a culpa é sua. Vivemos na era da ansiedade, ou seja, clientes são ansiosos.

Segundo, quando você diz que o processo vai demorar, há clientes que pensam que demorar significa alguns dias ou semanas, e não anos.

Terceiro, o cliente pensa que é o único e que você entra três vezes por dia no processo dele.

Então, cabe a você, logo no primeiro atendimento, explicar que:

1- Que o processo pode demorar anos e em alguns casos podem durar décadas;

2- Que há movimentações diárias de controle e que não é sábio se preocupar com isso;

3- Que você não entra todo dia no processo, mas apenas quando é intimado. Explique como funciona.

4- Combine e atenda o cliente com uma certa frequência para atualizá-lo

Mas lembre-se:

•  Para você é só mais um caso. Para o cliente, é a vida dele;

•  Você conhece como o judiciário funciona, o seu cliente não;

•  É sua responsabilidade gerar confiança no cliente, para que ele possa se acalmar.

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