Instagram para advogados: é permitido impulsionar posts?

Se você é um advogado, é provável que já tenha se perguntado se pode impulsionar suas publicações nas redes sociais com anúncios pagos. É uma estratégia válida para aumentar a exposição do seu escritório de advocacia, mas é preciso estar atento às normas éticas da profissão.

Segundo o Provimento 205/2021, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o uso de publicidade por advogados é permitido, mas deve seguir algumas diretrizes. Dentre elas, está a proibição de divulgar valores, promessas de resultados ou comparativos com outros profissionais.

O Anexo Único do provimento é claro sobre as possibilidades de patrocínio e impulsionamento nas redes sociais. De acordo com o documento, é permitido promover conteúdos informativos, mas é proibido fazer publicidade de serviços jurídicos. Dessa forma, os advogados podem investir no impulsionamento de posts no Instagram para alcançar um maior público, desde que os conteúdos sejam informativos e sem fins comerciais. Fica vedado então o compartilhamento e impulsionamento de publicações mercantilistas.

Portanto, ao impulsionar suas publicações, é importante evitar qualquer prática que possa ser interpretada como captação de clientela ou concorrência desleal. A mensagem deve ser objetiva e informar o público sobre o seu serviço e a sua especialidade, sem exageros ou jargões jurídicos.

É válido ressaltar que a publicidade na advocacia deve ser vista como um complemento às estratégias de marketing, que incluem a produção de conteúdo relevante, o networking, o branding e a fidelização de clientes. Não adianta impulsionar uma publicação se não há uma estratégia consistente para atrair e reter clientes.

Por fim, é importante lembrar que a OAB tem um papel fiscalizador da publicidade na advocacia. Caso seja identificado algum descumprimento das normas éticas, o advogado está sujeito a penalidades, que vão desde uma advertência até a suspensão do exercício profissional.

 

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