A Análise SWOT (Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças) é uma uma forma simples e eficaz de se fazer um diagnóstico abrangente do negócio (pontos fortes e fracos) e do ambiente que o cerca (ameaças e oportunidades).

Além de englobar análises sobre o ambiente interno e externo da empresa e pode ser utilizado até mesmo no desenvolvimento pessoal. No campo profissional, isso envolve suas atividades e todos os processos internos, tecnologia, relacionamento com o cliente, estratégias de marketing, gestão da carteira de clientes, cultura organizacional, todos avaliados nesta análise.

Em sentido oposto, será possível encontrar recursos que não favorecem seus serviços jurídicos. Mas isso não deve ser visto como um ponto negativo, mas sim como uma oportunidade de melhoria. Ao identificar seus erros, será corrigir essa desvantagem competitiva.

Para o ambiente externo, a análise SWOT traz elementos que o profissional não consegue controlar, mas que interferem no seu trabalho. Taxas de juros, mudanças legislativas e o surgimento de novas tecnologias são alguns exemplos.

Por meio da análise, é possível criar oportunidades e fatores em cenários favoráveis, portanto, podemos apontar que as vantagens desta análise são:

Identificar a possibilidade de pontos fortes e fracos diante da concorrência, o que facilita o planejamento e as ações de melhoria contínua;

Identificar a possibilidade de oportunidades e ameaças de mercado relacionada ao futuro do sua carreira.

Você já fez sua análise SWOT?

Compartilhe este post: