Como Superar a Concorrência na Advocacia?

 

Em um país que conta com mais de um milhão de advogados no mercado, a concorrência é definitivamente uma grande questão. Mas afinal, como superar essa enorme concorrência na advocacia?

Bom, quando um cliente entra em contato com você, há uma grande probabilidade de que ele já tenha consultado ou que ainda vá consultar outros advogados, antes de fechar um contrato de fato. Então já é esperado que esses clientes já tenham algumas opções, seja porque procurou na internet ou por indicações. Então, o que fazer para esse cliente fechar com você?

A verdade é que não existe uma solução, uma fórmula pronta e automática ou um atalho fácil para conseguir mais cliente e superar a concorrência. No mundo real, o verbo correto não é “conquistar” clientes, o ideal é que você mereça esses clientes. 

Vamos fazer uma suposição: digamos que um outro escritório e você foram indicados para um possível cliente.   Quando esse possível cliente vai procurar por vocês na internet, o outro advogado está com o site em dia, onde é possível encontrar conteúdo e informações relevantes e os botões de contato então funcionado corretamente. Esse advogado publica toda semana um artigo interessante no blog e nas redes sociais dele, abordando assuntos que resolvem as dores, estabelecendo autoridade e gerando conexão com esse cliente.

Porém, quando chega o momento dele te encontrar na internet, você não tem site ou se tem está desatualizado ou desconfigurado. Você não tem um perfil para o escritório nas redes sociais, ou se tem, publica de vez em quando e olhe lá.

Nessa situação, quem está merecendo esse novo cliente? A resposta é óbvia, não é mesmo?

Mas você pode pensar – “eu sou muito melhor que o outro advogado”. Só que além de ser bom no que você faz, você precisa parecer bom. Você tem que impressionar quem ainda não te conhece e precisa comunicar o quanto você é bom, demonstrando autoridade no que você faz para passar mais credibilidade.

Você já deve ter percebido que o mercado está saturado, mas apenas para aqueles advogados que não tentam se atualizar. A gente sabe que esse não é o seu caso, pois você está lendo até aqui, buscando fazer diferente.

Em resumo, fortaleça a sua presença no digital e impressione seus possíveis cliente, mostrando o quanto você é bom no que faz, demosntrando autoridade no assunto.

Não se esqueça de um aspecto de extrema importância que vai te distinguir de outros advogados: seja autêntico. Sempre vai existir um público adequando que se identificará com você. Seja pelas suas características ou pela forma que você fala e se comporta.

Claro que, ter um aplicativo exclusivo para o seu escritório, te colocará muito a frente da sua concorrência, te trazendo muito mais credibilidade. Conheça o aplicativo Andamentos, faça um teste com 7 dias úteis e saia na frente da concorrência.

Leia também: Mitos e verdades sobre ter um app jurídico.
Compartilhe este post: