Relação Cliente Advogado: Seu cliente confia em você?
A confiança é a base da relação do cliente com seu advogado. A quebra de confiança, independente do motivo, pode afetar a relação cliente advogado e autoriza o cliente a revogar o mandato a qualquer momento ou o advogado pode renunciar aos poderes que lhe foram outorgados. Muitos são os motivos pelos quais o cliente pode deixar de confiar em seu advogado, sendo um deles a falta de atenção ou comunicação. Quando o cliente não obtém respostas, o mesmo pode entender que o processo “não anda por culpa do advogado”. Sabemos que um processo pode demorar anos, pelo simples motivo da demora do Judiciário (aguardando decisão/despacho/designação de audiência/ conclusão/ sentença/ juntada/prazo recursais, etc.), e não é culpa do advogado, pelo contrário. Os advogados, por vezes, se sentem impacientes em dar retornos quase diários (afinal, os clientes não são únicos) e serem taxados como culpados pela demora e ineficiência do Poder Judiciário. Por outro lado, o cliente confia suas expectativas, medos e anseios ao advogado, normalmente em um momento de vulnerabilidade jurídica. Ou seja, é uma relação que pode ser tensa. Mas como melhorar essa relação e aumentar a confiança do seu cliente em você? Separamos algumas dicas que podem melhorar a experiência do seu cliente com você e fazê-lo ter mais confiança e ficar mais satisfeito com seu atendimento.
Não negligencie o atendimento ao cliente O atendimento impecável ao cliente é um grande diferencial. Não deixe de retornar ligações, responder e-mails e mensagens o mais breve possível e sempre de maneira completa e atenciosa.
Seja claro e estabeleça limites: Muitas vezes nem dá tempo do processo andar e o cliente não para de ligar. Para que isso não aconteça, alinhe as expectativas corretamente com seu cliente. Um fator extremamente importante é uma comunicação assertiva, clara e transparente com seu cliente. Lembre-se: a relação do advogado com o cliente é baseada em confiança. Explique para o cliente quais etapas o processo dele vai percorrer e os prazos esperados em cada fase. Mantenha seu cliente bem informado sobre o andamento do processo e sobre os prazos previstos e ajuda a evitar cobranças desnecessárias e repetidas. Explique também os riscos e possibilidades, conforme Código de Ética da OAB prevê. Você sabia que o aplicativo Andamentos pode resolver 100% dos seus problemas de comunicação com o seu cliente? Ele tem atualização automática dos andamentos processuais, envia mensagens individuais ou em massa para os clientes, interação com os seus clientes, design exclusivo do seu escritório e um ótimo custo-benefício, teste por 7 dias grátis agora mesmo!
Com essas dicas temos certeza que seus clientes confiarão mais em você e ficarão mais satisfeitos. Não perca nossos conteúdos!
Leia também: Três passos para uma comunicação assertiva
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